Programa Impacto Music com Fernando do Vale

Ao Vivo de segunda à sexta das 22h às 00h na Rádio Power Strike - A Inovação da Música!
Dj Fernando do Vale

domingo, 19 de junho de 2011

Existe diferença entre tartaruga, cágado e jabuti?

Muitas pessoas se perguntam se há alguma diferença entre cágados, tartarugas e jabutis. Primeiramente, convém responder que sim. Há algumas características que definem cada um desses belos animaizinhos cascudos. Então, essa é a sua oportunidade de entender um pouco mais quem é quem e nunca mais se confundir.

As tartarugas são animais que vivem no mar. Elas possuem membros (ou “patas”) modificados em forma semelhante a um “remo” para que possam nadar com mais facilidade. Elas não possuem unhas e seu corpo é um pouco achatado facilitando, assim, seus movimentos dentro d’água. Para finalizar, convém dizer que elas vêm a terra apenas para reproduzir.

Os jabutis, por sua vez, são animais totalmente terrestres, indo a corpos d’água apenas para se refrescarem e beberem água. Seus membros são semelhantes a “patas” de elefantes e possuem unhas para facilitar a locomoção em terra firme. É importante frisar seu hábito terrestre, sendo, assim, péssimos nadadores.

Por fim, os cágados são animais que vivem (em sua GRANDE maioria) em água doce. Entretanto, seus membros são adaptados para que eles também consigam se mover bem em terra firme. Suas patas possuem membranas interdigitais (uma membrana que fica entre os dedos a qual aumenta a área superficial do membro) e unhas, possibilitando assim que eles possam nadar e andar com eficiência. Alguns também possuem o corpo um pouco achatado, o qual facilita o nado.Estes animais também colocam seus ovos em terra firme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário